Sábado, 15 de Julho de 2006

Exames nacionais

Todos os anos é a mesma coisa! Os alunos do 12º ano, quer queiram entrar para a universidade ou não, para completar o 12º ano têm que fazer os exames nacionais.

Se virmos o exemplo deste ano (os anos anteriores não devem ter sido muito diferentes) temos uma semana para estudar para  5 exames, e depois dessa semana dia sim dia não, ou quem sabe dia sim dia sim...são os exames, que contam 30% na nota final do 12º ano e de 30% a 50% para a entrada nas universidades.

O pior de tudo é que não são 20 páginas que temos que estudar, mas por vezes até 2 livros (não que seja dificil, pois andamos um ano  a dar essa matéria e é só rever), e no final até pode sair coisas diferentes nos exames.

Pegando em palavras de Shakespeare "Ser ou não ser, eis a questão", e mudando um pouco...

Exames ou não exames, eis a questão!

Sim?

Não?

Dá a tua opinião!

Hoje estou....: cheia d calor
A musica de hoje é....: Mega Fm
* Tags *:
publicado por: Shanti às 11:33
Link do post | Comente: | Adicionar aos favoritos
|
8 comentários:
De Panteracorderosa a 15 de Julho de 2006 às 19:08
por um lado não porque não é justo avaliar a capacidade de um aluno num só exame, por outro lado sim porque distinguem os alunos independentemente se eles andam em privadas ou em que escola andarem..é uma oportunidade igual para toda a gente.
De Kyaya° a 16 de Julho de 2006 às 15:45
Olá Shanti!!! :D
Olha, eu não sou a favor de prova, não. Do jeito como as provas são elaboradas, não há embasamento algum para avaliar o conhecimento do aluno. A maior parte dos quesitos exigem "decoreba" pura, ou seja, memorização... E ainda acham que isso pode ser considerado conhecimento... Quando se decora, o conteúdo fica ali com vc, mas depois de alguns dias, ele desaparece... E aí, como fica?
Se for pra aplicar prova, que se elabore uma prova correta e que consiga de fato, avaliar o conhecimento dos alunos e que sejam considerados os aspectos qualitativos sobre os quantitativos! ;)
Beijos :***************
De meer a 17 de Julho de 2006 às 12:08
Eu sou contra, nós durante o ano estudamos a matéria e no fundo no final do ano só temos que a rever, mas não é justo avaliarem-nos por um exame. Comigo acontece isto meto uma disquete na minha cabeça, decoro o maximo que poder e depois descarrego no exame, quando saio do exame deito a disquete fora e passados uns dias já não me lembro de muita coisa. é a vida
De Coriolis a 17 de Julho de 2006 às 19:08
Eu concordo com os exames nacionais. Um aluno que seja bom durante o ano não é por um exame k vai ver a sua vida a andar para trás...isso aplica-se apenas ao que copiam.
Acho, no entanto, que o valor de percentagem devia ser um pouco menor.
Não acho que um aluno se avalia pela nota que entra na universidade mas a nota dos 3 anos de secundário e essa sim devia valer cerca de 75% para a universidade e as especificas a restante percentagem.
Continuação de bom estudo!! ah e 2 livros, com akelas letras grandes...espera até ires para a universidade e começar a leres bibliografia em Inglês a letra 8
De sahra a 18 de Julho de 2006 às 12:25
Sinceramente NAO.De maneira nemhuma.

Esta bem k se destacam os melhores dos piores alunos. mas imaginem k um aluno eh mto bom na pratica..ou k consegue mais facilmente por cah fora os seus conhecimentos falando do que escrevendo. ou alunos que estao sempre muito nervosos em testes, e sendo exames estao pior ainda. ha uma segunda fase, mas o stress nao desaparece. Se portugal fosse um país realmente desenvolvido ao nivel do ensino, faziam entrevistas com alunos que querem entrar nas universidades ou estagios..uma coisa do genero. so assim se pode avaliar o conhecimento e "jeito" do aluno em questao para tal curso. eh o caso da medicina, muitas medias altas, pouco jeito, soh pelo dinheiro. no futuro temos o ke?medicos k nao sabem exercer a sua profissao, soh estao lah pelo dinheiro. okok..exames e tal.temos todos ao mesmo nivel..mas muita inteligencia para um exame k de uma media para entrar medicina e o aluno nao ter minimo jeito pakilo, ou um aluno que ate sabe e tem conhecimentos, mas que nao os consegue transcrever para o papel..temos aki dois lados.por isto acho os exames injustos. as universidades soh admitem notas altas e faltas de jeito(com expcepçoes claro..) e os que poderiam virar verdadeiros medicos viram "trolhas". e isto nao eh soh medicina...sao todos os outros cursos de ciencias, artes, etc.

e aki fica 0 meu comment rita:D

kix**
De Coriolis a 18 de Julho de 2006 às 15:50
Entrevistas???!!! Para entrar nas universidades!!! mas um aluno que seja acima da média pode de igual modo ficar nervoso durante uma entrevista!!! Uma pessoa pode ser melhor na escrita e pior oralmente e vice-versa, mas nunca entrar nesse método selecionista. Os grandes alunos na sua maioria são timidos...Portugal perderia valores..A vocação está acima de tudo mas é preciso estudo para melhorar a vocação porque são raros os auto didactas. Portugal não é perfeito na educação e apenas precisa de melhorar alguns registos e não tudo.
De __Eagle__ a 18 de Julho de 2006 às 14:17
apetece-me dizer.....Noum!
De ñuvembranca a 19 de Julho de 2006 às 11:17
tem os 2 lados..SIM E NÃO.por um lado somos avaliados igualmente, mas por outro lado, quem diz que esta avaliação mesmo sendo igual é justa?? os professoras não são os mesmos, a maneira como dão a matéria não é a mesma, os testes variam de professora pra professora e de escola pra escola, e isto conta muito pra forma como reagismos á matéria do exME, Á ESTRUTURA DO EXAME.
Não me importei de ter os exerma (nem adiantava nada) mas pelo emnos podiam ter-nos dado mais tempo para estudar e não uam semanita, e claro que os exames podiam ter mais espaço entre eles, claro não esuqecendo que tb podiam ralizar exames que pudessemos realizar nas 2horas k nos dão.
Agora o ministério da educação tb dificulta um bocadinho as coisas, e depois queixam-se das notas..e a prova disso é que vão realizar outra vez o exame de quimica e fisica. Eles não vêm os exames antes, tanto tempo que têm para ralizar um exames e no final sai o que se viu... e até parece que repetir o exame vais resolver os erros que cometeram.

Comente:

Já Visitaram o Blog

anuncios para empresas
anuncios para empresas

* Eu *



Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30
31

* Posts recentes *

Quando encontrar alguém!

VENDO APARTAMENTO EM ESME...

SAUDADES

Dia da Mulher

Dia dos namorados

* Arquivos *

* Links *

* Tags *

amigos; amizade(2)

amor(2)

caloira(2)

natal(2)

10 mandamentos(1)

todas as tags

subscrever feeds

Fazer olhinhos

blogs SAPO
cash advance

Get a Cash Advance